Em 24 fevereiro de 1995 nesta humilde capela de São José, a vontade de Deus começava a se concretizar na juventude de Cajueirinho.
Após tantas tentativas de formação de um grupo pela líder comunitária Maria de Fátima Rocha e de outros, eis que chegava nesta comunidade Carlos André de Souza Araújo o qual trouxe uma experiência cristã, embasada na R.C.C (Renovação Carismática Católica) , capaz de reanimar os jovens sedentos de Deus que aqui residiam e, na data acima citada iniciamos um grupo que ainda sem nome, contava com 23 pessoas e se reunia aos sábados, aliás como hoje.
O tempo foi passando. A cada encontro criávamos nossa própria identidade e tivemos então que assumir responsabilidades maiores, pois nosso incentivador inicial teve que ir embora em junho de 1995, mas a semente ficou semeada. O trabalho começou, as conquistas foram acontecendo, mas infelizmente houve tropeços inevitáveis como em outras caminhadas e aquele ânimo parece ter entrado em decadência. Muitos membros saíram e passamos algum tempo sem nos reunirmos. Foi aí onde Deus mais uma vez nos chamou para retornarmos a missão. A iniciativa deu certo e então pensamos: “Estamos nos renovando,” e por meio de votação escolhemos nosso nome: “JUVENTUDE RENOVADA.” Também a partir desta renovação passamos a contar com uma coordenação definida através de processo eletivo.
A constante capacidade de ser renovável inerente a nós faz com que o número de participantes aumente ou diminua frequentemente, seja por vontade própria, ou por precisarem sair na busca de trabalho ou de estudos. O fato é que nestas “idas e vindas” já chegamos a contar em nosso grupo com 57 jovens em 08/04/2000, quando fizemos o “ARRASTÃO DO SENHOR” pela comunidade. Destes, muitos permaneceram, outros tiveram apenas uma súbita passagem. Levando em consideração todos os que por aqui passaram, chegamos a aproximadamente 150 jovens e em 2005, podemos contar 41 jovens e hoje apenas 14, mas permanecemos fortes na fé.
Nossa história é marcada principalmente por duas virtudes: a patrimonial/social e a religiosa. Em relação ao patrimônio implica dizer que embora nem todas as pessoas da comunidade reconheçam, trabalhamos ativamente nos movimentos propostos pelo conselho comunitário e em nossas próprias mobilizações no intuito de adquirir elementos materiais para nossa Igreja, e com a ilimitada ajuda do Senhor, o que fizemos ou ajudamos a concretizar até hoje, embora ainda pouco, já é considerável. Sem enumerações mais precisas podemos destacar as reformas da capela e da casa paroquial que hoje se transformou no centro pastoral Monsenhor Odécio Loiola Sampaio, a compra deste som que usamos hoje dentre outras ações como a realização do Arraiá Flor do Cajueiro. É bem lembrado que não fizemos isso sozinhos, e voltamos a afirmar: em todos os movimentos o Conselho esteve a frente.
Na parte religiosa, pode não parecer, mais sem orgulho, podemos enfatizar que a partir da criação deste grupo a religiosidade da comunidade fortaleceu-se ainda mais. Embora seja pouco nesse campo, o que já foi feito com certeza é do agrado de Deus, como ainda fazemos: retiros de oração, participação mais fervorosa na liturgia e música das celebrações normais e eucarísticas, inclusive na festa de nosso padroeiro São José. E não paramos por aí. Alguns membros originaram outros grupos. O primeiro deles foi o coral infantil Nossa Senhora de Fátima. O segundo surgiu devido à necessidade de abranger um maior número de jovens em nossa comunidade, o Mensageiros da Esperança, que hoje já possui vida própria. Além disso, alguns jovens participam do ministério de música Mensageiros da Fé, que iniciou em agosto de 2000 após adquirimos um teclado por meio da doação de Bento Francisco de Araújo. Também temos jovens que atuam na catequese e da pastoral do Dízimo.
Por último enfatizamos que nós “JUVENTUDE RENOVADA” demos início em 1995 a uma pequena encenação da Paixão de Cristo e atualmente unidos aos grupos “MENSAGEIRO DA ESPERANÇA,” ACÓLITOS e vários outros jovens da comunidade emprestamos nossos gestos teatrais ao Espetáculo da Paixão de Cristo que nutre de fé o coração daqueles que assistem e participam a cada ano.
Já fomos alvo de muitas críticas. Quanto às positivas, obrigado e as destrutivas que se referem ao que fazemos como: os relacionamentos, inclusive dos casais de paquera ou namoro que aqui existem e alguns já até casaram, entregamos isto e estas pessoas nas mãos de Deus para que reconheçam o trabalho de um filho seu, mesmo pecador, e é por isto que em 2010 comemoramos 15 anos de lutas, relatando nossa pequena história, não para sermos exemplo, pois exemplo maior, só Cristo, mas para incutir em cada um que a repleta confiança traz a vitória em Cristo Jesus.
Acredite jovem: Você faz a diferença para Deus e para o mundo. Queira ver Jesus.
Parabéns JR pelos 15 anos de trabalho e conquistas com evangelização e conversão.
Que a vitória de Cristo prevaleça em nossos corações.
MEMBROS/DEZEMBRO-2010
José Elijarbas Rocha
Maria Gleiciane Araújo
Antônio Marcos Sampaio
Francisco Anderson do Nascimento
Maria Selma Rocha
Francisco Fagner Silva
Francisco Rubens Sousa Araújo
Antônio Charles costa Silva
Maria Tatiele Costa dos Santos
Francisco Sérgio da Silva
Antônio Gleilson Ribeiro
José Maria do Nascimento Júnior
Antônia Fabiana Freires
Francisco Viana do Nascimento
José Olivardo do Nascimento
Francisco Gleison Ribeiro
Francisco Flávio de Sousa Silva
Fotos da Missa de aniversário de 15 anos. |
Obs:Gostei do blog,porém não gostei de não ter visto as pessoas antigas, se tem 15 anos de história, tem que ter pelo menos os nomes de quem fez história lá.fica com Deus primo.
ResponderExcluirgrato:Lucas carneiro.
adorei siga o blog do Grupo Renascer de matriz(carrasco) gruporenascer2011.blogspot.com/
ResponderExcluir